sexta-feira, 17 de junho de 2016

Encontro: Dia Nacional de Formação da CPT com a Comunidade Quilombola Marobá– Almenara/MG

Relatório do Encontro: Dia Nacional de Formação com a Comunidade Quilombola Marobá– Almenara/MG

No dia 11 de junho de 2016, a equipe da CPT/MG (Sub-Região Nordeste), realizou com a Comunidade Quilombola Marobá/Almenara um dia de formação com reflexões sobre os cuidados com a nossa Casa Comum. As reflexões foram iluminadas pela Encíclica Laudato Si do Papa Francisco e pela leitura do livro do Gênesis (Gn 9, 8-17).

O encontro iniciou no local que as famílias acamparam, quando retomaram o território (2003), espaço de muita importância para a comunidade, por ser símbolo de resistência e união.

Foi feita memória da retomada e seguida de uma caminhada dentro da mata atlântica preservada pela comunidade, durante o trajeto cantaram cantos de caminhada e tiveram paradas para leitura e reflexão de trechos da Encíclica.

A cada parada, o sentimento de felicidade em relembrar os cuidados que os antepassados tinham com a mata eram partilhadas pelos/as trabalhadores/as.

Todos/as reuniram ao final da caminhada embaixo de um pé de gameleira centenário no meio da mata, para refletir sobre as ações e os cuidados de cada um dos moradores a partir de trechos da Encíclica e sobre as mudanças na natureza causadas pela ação do ser humano. Foi um momento de troca de saberes e experiências.
Em meio ás muitas falas, o Sr. João afirma que, quando corta uma árvore, o que corre pelo corte é sangue e não nódoa, assim como o nosso corpo quando é machucado.
 Acreditam que a falta de chuva é um dos sinais, que a natureza está reagindo a nossa falta de cuidado com a mãe terra.
A partir da leitura do Livro do Gênesis e das reflexões feitas durante o dia, as pessoas foram convidadas, a pensar sobre a seguinte questão: Qual o meu compromisso para fortalecer e/ou manter a aliança com Deus/cuidado com a Casa Comum?
O encontro finalizou com o almoço coletivo, preparado pelas famílias da comunidade e agentes da CPT.




[1] Fotos: Edivaldo Ferreira Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário