terça-feira, 15 de agosto de 2017

Dom Oscar Romero, o arcebispo que enfrentou o império.

Dom Oscar Romero, o arcebispo que enfrentou o império.
De Juan José Tamayo[1], tradução de frei Gilvander Luís Moreira.


Em 15 de agosto de 2017, se celebra o centenário do nascimento de Oscar A. Romero, arcebispo de San Salvador, capital de El Salvador, assassinado por um francoatirador sob as ordens do major Roberto D'Aubuisson em 24 de março de 1980 enquanto celebrava a missa na capela do Hospital da Divina Providência no bairro Miramonte, que eu visitei muitas vezes para manter viva a memória do profeta salvadorenho da libertação.
Durante as três décadas após seu assassinato em setores eclesiásticos -dominados - pelo conservadorismo - e políticos - sob o partido direitista ARENA, em cúmplice aliança, em El Salvador um véu de silêncio se estendeu sobre a figura de Dom Oscar Romero e se esqueceu o legado profético de seu cristianismo libertador e seu compromisso com as maiorias populares.
Durante todo esse tempo Romero viveu em uma espécie de clandestinidade eclesiástica, sempre rejeitado pela maioria dos bispos salvadorenhos e boa parte dos padres do país e um esquecimento freudiano por parte das altas autoridades do Vaticano. O próprio arcebispo de San Salvador de 1995 a 2008, o espanhol Fernando Saenz Lacalle, um membro da Opus Dei e general das Forças Armadas de El Salvador, colocou todos os obstáculos para que Romero não foi elevado reconhecido como santo mártir.
Pronunciar o nome de Romero foi proibido em muitos desses setores. Poucos eram os movimentos e pessoas que se declararam seus seguidores de Romero em El Salvador. Houve, no entanto, honrosas exceções e muito significativas. Por exemplo, o arcebispo auxiliar de San Salvador Rosa Chavez, a quem o Papa Francisco nomeou como Cardeal, talvez em reconhecimento por manter viva a memória de Romero; a Universidad Centro-americana "José Simeón Cañas" (UCA); Teólogos Jon Sobrino e Ignacio Ellacuría, assassinados em 1989; Fundação Monsenhor Romero; Comité de Solidariedade Dom Romero e alguns outros.
Os Papas João Paulo II (1979-2005) e Bento XVI (2005-2013) contribuíram em boa parte com seus receios para esta marginalização. Tivemos que esperar o Papa Francisco para devolver o reconhecimento que Romero merece como um mártir da justiça e testemunho do Evangelho. Agora Romero está na boca de todos e é o objeto de culto popular. Mas eu acho que está falsificando a sua verdadeira personalidade, como muitos temiam uma vez que foi elevado aos altares. A imagem que está se espalhando é a de um bispo piedoso, devoto da Virgem Maria, milagreiro, fiel a Roma. Não questiono sua devoção, mas não era a face enfatizada durante os três anos como arcebispo de San Salvador, e nem a principal função exercida muito menos a razão para seu assassinato.
Urge resgatar a figura profética e libertadora de Dom Oscar Romero, sua dimensão política subversiva, seu permanente enfrentamento ao Governo da Nação, a quem acusou de ser responsável pela repressão sangrenta e mortal e até mesmo de estar fazendo um grande mal ao país; à oligarquia, que ele acusou de invadir a terra que pertencia a todos e camponeses assassinados, estudantes, trabalhadores, professores, etc.; às forças armadas e de segurança, que os acusaram de semear morte e destruição; ao Major D'Aubuisson, que qualifica como falacioso, mentiroso e distorcedor da realidade.
Aí estão para demonstrar os seus sermões evangélico-políticos, todos os domingos, contra a idolatria da riqueza, que ele considerava o maior perigo para o país, e contra a injustiça social, que era segundo seu juízo, a verdadeira razão para o mal estar do povo e a causa da violência. Deve-se lembrar do último sermão que fez em 23 de Março de 1980, na catedral, um dia antes de seu assassinado: "Em nome de Deus ... e em nome deste povo sofrido cujos gritos sobem para o céu a cada dia mais tumultuado, lhes suplico, lhes peço, eu lhes ordeno, em nome de Deus: Pare a repressão".
Romero também ousou enfrentar o império. Sim, o Império norte-americano. Ele o fez através de uma carta dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, em 17 de fevereiro de 1980, quando ele ficou sabendo que os Estados Unidos iriam enviar ajuda econômica e militar à Junta de Governo de El Salvador. “Essa ajuda, disse a Carter, longe de "promover uma maior justiça e paz em El Salvador certamente agudizará a injustiça e a repressão contra o povo organizado muitas que luta para que sejam respeitados seus direitos humanos fundamentais".
Na carta, Romero acusava a Junta de Governo, as Forças Armadas e órgãos de segurança salvadorenhos de terem recorrido à violência repressiva produzindo um saldo de mortos e feridos muito maior do que os regimes militares anteriores. Por isso, Romero pediu a Carter para não permitir tal ajuda militar ao governo salvadorenho e exigiu que os Estados Unidos não interviesse direta e nem indiretamente, com pressões militar, diplomática, econômica, etc. na autodeterminação do destino do povo salvadorenho. A carta foi descrita como "devastadora" por um membro do governo dos EUA.
37 anos depois de seu assassinato, ainda está se perguntando por que Oscar Romero foi assassinado. Concordo com o professor de filosofia na UCA, Carlos Molina: "Não era por defender os direitos da Igreja frente ao poder secular, mas por se colocar ao lado dos pobres, esses que tanto o poder secular como as igrejas tinham explorado, oprimido e excluído [...] por ter assumido a profecia utópica de que era a única resposta diante dos falsos deuses que ceifavam a vida do povo e assim se tornou seu inimigo".
Os múltiplos enfrentamentos que Oscar Romero travou diante de atores políticos e militares, de influência nacional e internacional, levaram ao seu assassinato, o que pode ser descrito como crônica de uma morte anunciada. Sua autoridade moral, tanto em El Salvador como em nível mundial, desafiava a aliança Governo-Exército-Oligarquia-EUA. Acrescente-se a isso o baixo reconhecimento que Romero tinha no Vaticano e na hierarquia de seu país, a sentença estava pronunciada: "Romero é réu de morte".
Sua memória em algo tão efêmero como o centenário do seu nascimento é um exercício de memória histórica diante do esquecimento injusto, o reconhecimento de sua coerência moral em um clima de imoralidade institucional e a reabilitação de sua dignidade em uma situação de indignidade dos poderosos aliados para assassiná-lo.









[1] Diretor do Departamento de Teologia e Ciências das Religiões "Ignacio Elacuría". Charles III Universidade de Madri e diretor e co-autor de San Romero da América, mártir da justiça (Tirant lo Blanch, Valencia, 2015). Artigo publicado no Jornal El País, em 15 de agosto de 2017.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário