terça-feira, 13 de junho de 2017

MANIFESTO da 4ª PRÉ-ROMARIA da 20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MINAS GERAIS, em ARINOS, dia 09/6/2017.

MANIFESTO da 4ª PRÉ-ROMARIA da 20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MINAS GERAIS, em ARINOS, dia 09/6/2017.


BREVE HISTÓRICO DAS ROMARIAS DA TERRA NO NOROESTE de MG.
         A 1ª Romaria da Terra do noroeste de Minas Gerais, Diocese de Paracatu, aconteceu no Município de Arinos, na Fazenda Menino, distrito de Igrejinha, em 25/7/1991, após os posseiros Januário Emídio dos Santos e José Natal Romão terem sido assassinados dia 14/11/1990, de emboscada, enquanto trabalhavam na carvoeira, na posse deles. Devido a esse fato, foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), Padres e lideranças comprometidas com a luta por justiça social e agrária, sendo esta o início das Romarias da Terra no Noroeste de Minas Gerais.
         A 2ª Romaria da Terra, também organizada pelas forças vivas que organizaram a primeira Romaria, aconteceu na cidade de Arinos, na praça ao lado da Prefeitura, dia 25/7/1993, reunindo milhares de pessoas, de várias regiões do Estado de Minas Gerais, numa celebração cheia de espiritualidade profética e libertadora. O grande clamor à época era por terra, uma vez que a mãe terra estava concentrada nas mãos de poucos, enquanto centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras não a tinham, vivendo como empregados e/ou agregados, sob o mando dos patrões, donos dos latifúndios.
         Com a conquista da terra, porém, com a escassez hídrica, o clamor dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais passou a ser por ÁGUA, uma vez que a irmã água, fonte de vida, é fundamental para a permanência dos/as camponeses/as na área rural, produzindo para a sua sobrevivência, de sua família e para alimentar também o povo da cidade.
         Assim, na data de 26 de outubro de 1996, aconteceu a 1ª Romaria das Águas e da Terra, já em nível de Estado de Minas Gerais, na Diocese de Januária, na cidade de Manga, região Norte de Minas Gerais, tendo sido o padre João Délcio o anfitrião dessa 1ª Romaria. A Romaria das Águas e da Terra do estado de Minas Gerais busca a reflexão sobre os problemas atuais, envolvendo o povo do campo e da cidade e são realizadas, geralmente, em locais onde estão acontecendo algum conflito relacionado à disputa pela terra ou por água.

20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MINAS GERAIS, NO NOROESTE, EM 2017.

         Este evento religioso, reflexivo e de compromisso ético e cristão deste ano foi acolhido pela Diocese de Paracatu, pelo Bispo Dom Jorge e terá a Celebração Final na cidade de Unaí, MG, no parque de exposições, na data de 23 de julho de 2017, das 06h00 às 17h00, sob a promoção da CPT (Comissão Pastoral da Terra), da Cáritas Diocesana de Paracatu, das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), da Pastoral da Criança, dos Movimentos de Pequenos Agricultores e Agricultoras, do Movimento dos(as) Atingidos(as) por Barragens (MAB), alguns Sindicatos dos (as) Trabalhadoras (es) Rurais, do Levante Popular da Juventude, do MST, dos Quilombolas e outros movimentos populares.
         O Tema da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG é: POVOS DA CIDADE E DO SERTÃO, CLAMANDO POR ÁGUA, TERRA E PÃO. E o Lema: POVOS, RIOS, VEREDAS E NASCENTES SÃO DONS DE DEUS EM ROMARIA E RESISTÊNCIA.
  Por que foi escolhido o Município de Unaí? Os municípios de Unaí e Paracatu são os campeões do Brasil em número de pivôs de irrigação e em área irrigada. Juntos, somam mais de 120.903 mil hectares irrigadas (Dados da ANA, 2014). Um Unaí, em 2104, havia 663 pivôs irrigando 61.151 hectares de lavouras. Em Paracatu, em 2014, havia 882 pivôs irrigando 59.752 hectares de lavoura. O exagero de agrotóxico jogado na agricultura empresarial tem causado uma “epidemia” de câncer, alzheimer e outras doenças. O Município de Unai-MG tem hoje a maior área de terras irrigada do Brasil, com mais de 70 mil hectares. Isto está causando forte impacto socioambiental, secando rios, córregos, nascentes, veredas e a extinção do bioma cerrado, considerado a esponja das águas.

4ª PRÉ-ROMARIA da 20ª ROMARIA DAS ÁGUAS E DA TERRA DE MG, em ARINOs, MG.

         É um evento menor que está sendo realizado em vários dos 14 municípios da Diocese de Paracatu e tem como objetivo refletir sobre a realidade socioambiental local e mobilizar a sociedade civil organizada, do campo e da cidade, para participar do evento maior em Unaí, dia 23/7/2017.
         Por que foi escolhida a Vereda Vaca, especialmente a Barragem José Moreira de Souza e a Pontinha da Vereda, como pontos de partida e parada intermediária, antes de se chegar à Igreja Matriz? Exatamente porque esta vereda, que é tombada por lei municipal como patrimônio histórico, artístico, paisagístico e cultural, tão importante para o micro-clima de Arinos, está sendo destruída, sob os olhares de nossas autoridades, entidades e da sociedade arinense, que por sua vez, de braços cruzados, assistem a tudo, como se nada estivesse acontecendo.
         No ano 2012, a Vereda Vaca sofreu com incêndio com grande potencial de destruição, na altura do Bairro Frei Pio, sendo controlado com a intervenção do Sargento Ferreira e de diversos(as) voluntários(as), lutando bravamente até quase a meia noite; no ano de 2016, outro incêndio, desta feita na atura da pontinha, destruindo boa parte dos buritizais e da vegetação; no final do ano 2016, a Vereda Vaca agonizou-se durante longos 48 (quarenta e oito) dias, com um volume enorme de esgotos, sem tratamento, sendo lançado na altura da referida pontinha, próximo à Prefeitura, destruindo boa parte da Vereda, contaminando-a.
         Os reatores da ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) não estão funcionando há mais de 02 (dois) anos, cujos esgotos da Cidade de Arinos estão sendo lançados a céu aberto, numa várzea, no final da Vereda Vaca, causando, dentre outras consequências, concentração de insetos e um mau odor insuportável à população da Rua Minas Gerais e adjacências.  Por isto e muito mais, pelo que a Vereda Vaca representa para nós, arinenses, que amamos esta terra, é que foi escolhido este importante bioma para nossa reflexão/ação.
         Aliás, por se falar em bioma, a Campanha da Fraternidade deste ano – 2017 -, promovida pela CNBB, traz como Tema Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como Lema “Cultivar e guardar a Criação” (Gênesis 2,15). Ano passado, o Papa Francisco sugeriu e a CNBB acolheu como Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e como Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amos 5,24).
         Os nossos rios estão com o volume d’água super-reduzido, como, por exemplo, o Rio Pacari, afluente do Rio Claro, que é afluente do Rio Urucuia, está secando em épocas jamais visto, devido ao desmatamento, à monocultura de eucalipto (milhares de hectares) próximo à sua nascente/cabeceira; o Rio São Gonçalo, afluente do Rio Piratinga, que por sua vez é afluente do Rio Urucuia, está secando, devido ao desmatamento na sua cabeceira/nascente, provocando o assoreamento e também devido ao pisoteio constante de gado em seu leito. O Rio Claro também está secando, porque a empresa Sidersa e outros plantaram milhares de hectares de eucalipto próximo as nascentes do rio Claro.
         Assim, diversos rios, riachos, córregos, nascentes, veredas, etc., estão agonizando, pedindo socorro ou já morreram, vítimas de queimadas, do capitalismo e dos capitalistas, que não levam em conta o ser, e sim, o ter.
         Portanto, caríssimos irmãos e irmãs, vamos nos conscientizar da gravidade do problema socioambiental, temos que ter responsabilidade ambiental e geracional. Nossa missão é cuidar de toda a criação e não devastar.
         Eis algumas boas maneiras que contribuem para a preservação do meio ambiente: tomar banho o mais rápido possível, reaproveitar a água que lava as roupas, captar água da chuva para molhar plantas ou outras finalidades, fechar a torneira da pia enquanto escovar dentes ou barbear, verificar se há vazamentos em casa, evitar a queima do lixo, não jogar plástico no ambiente, não jogar objetos não biodegradáveis às margens de rodovias e ruas, dentre outras ações.

         Veja também os vídeos e textos que estão no Blog da 20ª Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais:



Um abraço fraterno e até Unaí, no noroeste de MG, dia 23/07/2017, para a Celebração Final da 20ª Romaria das Águas e da Terra de MG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário