sexta-feira, 25 de maio de 2018

Famílias despejadas da Comunidade Nova Jerusalém REOCUPAM a fazenda Canta Galo, em Nova Serrana, MG. A tensão é grande no local.

Famílias despejadas da Comunidade Nova Jerusalém REOCUPAM a fazenda Canta Galo, em Nova Serrana, MG. A tensão é grande no local.



Pelo Rio Pará, e por terra e moradia para as mais de 100 famílias do Acampamento Nova Jerusalém, a FAZENDA CANTA GALO, situada no MUNICIPIO DE NOVA SERRANA, MG, foi REOCUPADA ontem, dia 24/05/2018, quinta-feira, por volta das 19h, pelos moradores, trabalhadores e trabalhadoras do campo, que dela foram despejados, injustamente, inconstitucionalmente e covardemente. dia 26 de abril de 2018, após morarem e trabalharem na Fazenda Canta Gala por 6 anos, terem construído mais de 80 casas de alvenaria e estarem cultivando mais de 60 hectares de plantações: quintais, hortas, legumes, mandioca etc., alimentos saudáveis, sem agrotóxicos.
A reocupação acontece após os TRÊS despejos realizados de forma ARBITRÁRIA, com uma TROPA DE MAIS DE 300 policiais da Polícia Militar de Minas Gerais. Mesmo com a FORMA PACÍFICA dos/as TRABALHADORES/RAS, a Comunidade Nova Jerusalém passou nos dias 26 e 27 de abril ÚLTIMO, por TRÊS HUMILHANTES DESPEJOS, os dois últimos sem decisão judicial; além de injustos, ilegais. A Fazenda Canta Galo é de propriedade do Estado de Minas Gerais e foi cedida pelo Estado de MG ao município de Nova Serrana, para construção de um Aterro Sanitário, onde nunca houve investimentos dos municípios da região. Até o momento o que a sociedade presencia são irregularidades, tais como: ARRENDAMENTO da Fazenda Canta Galo, do Estado de Minas Gerais, frisamos, PARA ENGORDAR GADO DE AUTORIDADES DO MUNICÍPIO, segundo vizinhos da fazenda Canta Galo. O Elias e Egídio são os ganham com a engorda de gado na fazenda Canta Galo e o Prefeito do município de Pitangui, Marcílio Valadares (do PSDB) é conivente.
A SEDE da Fazenda Canta Galo está sendo UTILIZADA PELA SRA.TEREZINHA, vizinha da FAZENDA. Cumpre recordar que ao ser ocupada por mais de 120 famílias há seis anos, a fazenda Canta Galo estava totalmente abandonada, ociosa, sem cumprir a função social. Frisamos também que a fazenda Canta Galo é banhada pelo Rio Pará, um dos grandes afluentes do rio Francisco, que irriga 15 municípios antes de desaguar suas águas no Velho Chico. Construir um aterro Sanitário em área ambiental, ao lado do Rio Pará é um crime ambiental, uma injustiça que clama aos céus. O rio Pará clama para ser preservado e não pode ser contaminado com chorume e resíduos químicos.
Por estas INJUSTICAS E IRREGULARIDADES JÁ DENUNCIADAS, as famílias REOCUPAM A FAZENDA CANTA GALO, pois NAO ACHAM JUSTO serem despejadas de SUAS CASAS E DA TERRA ONDE VIVIAM DIGNAMENTE E PERMANECEREM JOGADAS ÀS MARGENS DO RIO PARÁ, DORMINDO EM BARRACAS DE LONAS, ao RELENTO, SOB O FRIO, INTEMPÉRIES E AMEAÇAS DE JAGUNÇOS, enquanto EMPRESÁRIOS E AUTORIDADES LOCAIS USUFRUEM da fazenda Canta Galo, do Estado, para acumularem capitais, se enriquecerem e destruírem os POUCOS PERTENCECES das famílias construídos na Fazenda Canta Galo: casas, quintais, cercas, eletrificação etc. Tudo isso feito com muito suor e luta. A LUTA É LEGITIMA e NECESSÁRIA! SEGUIREMOS EM LUTA!
TERRA, TRABALHO e LIBERDADE!

Assinam essa Nota:
Coordenação do Acampamento Nova Jerusalém
Frente Nacional de Luta (FNL)
Comissão Pastoral da Terra (CPT/MG).

Nova Serrana, centro-oeste de MG, 25/5/2018.




Nenhum comentário:

Postar um comentário