terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Famílias sem-terra ocuparam Terras Devolutas em Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas Gerais.

Famílias sem-terra ocuparam Terras Devolutas em Rio Pardo de Minas, no Norte de Minas Gerais.


 Dia 18/02/2017, trinta famílias no município de Rio Pardo de Minas ocuparam a fazenda Santa Bárbara que vem sendo degradada pela empresa monocultora Replasa, que se diz proprietária, no entanto, pertence as terras são devolutas/públicas e pertencem ao Estado de Minas, melhor dizendo ao povo. A grilagem de terras no Norte de Minas Gerais acontece há pelo menos quatro décadas e vem se concretizando através de centenas de fraudes e da expulsão de milhares de famílias camponesas que dependem da terra para nela produzirem.
A cobiça nas terras do Estado no norte de MG cresce cada vez mais com a intensa investida de grandes projetos como a monocultura de eucalipto e a mineração. A região foi alvo de investigação denominada “Operação Grilo” no ano de 2011 em que derrubou o secretário de Estado de Regularização Fundiária, Manoel Costa. A história da região é recheada desse tipo de crime e infelizmente não houve desfecho que favorecesse ao povo da região que ainda é vitima dessas injustiças e grilagens.
As famílias que ocupam a fazenda Santa Bárbara reivindicam que a história tenha um desfecho diferente e que neste caso o capital não sobressaia sobre as necessidades do povo e que a justiça agrária, após décadas de usurpação e exploração seja feita. Que o Estado de Minas Gerais cumpra seu papel e resgate as terras que estão nas mãos das grandes empresas e as entregue a quem de fato constrói esse país: as famílias camponesas.
Nota da CPT do Norte de MG.
Montes Claros, MG, Brasil, 21/02/2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário